terça-feira, 31 de janeiro de 2017

As imerecidas atribuições

Resultado de imagem para palavrão

A mulher, em ativa mãe, caía na imprópria mania. As expressões, em corriqueiro, sobrevinham em atitudes e episódios. Os termos, em protótipos, afluíam em besta, burro, égua, merda, tolo... O assimilado, em inadequação, desconhecia origem.  O sensato dia, em repentina inspeção, achegou-se com o especial mano. O irmão, em infrequente visita, avizinhou-se na casa e pátio. A anunciação, em estridente assobio, atendeu costume das colônias. A mulher, em cozinha (porta afora), pronuncia pejorativo. O sibilo, em arte dos filhos, pensava ser obra. A visita, em identificada, solicitou elucidação. “Chamou-me de (...) fedida?” O embaraço, no contratempo, assistiu-se no episódio. A égua, no ciclo do tempo, despontou própria. Os contubérnios, em “repartição comunitária”, acanharam ascendência. As relações, em mal falados, transcursaram paragens. As imputações, em inconvenientes, advêm em desavenças e insultos. A educação, em apurada gente, perpassa ambientes e costumes.

Guido Lang
“Histórias das Colônias”

Crédito da imagem: http://www.feedbackmag.com.br/

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

O surrupiado rancho

Resultado de imagem para geladeira vazia


O malandro, em dispensa e geladeira vazia, alocou execução na obra. O auto, em cidade-campo, assumiu direção. A incursão, em abertas roças e fartos cultivos, acudia na visitação. A coleta, em dissimulada ação, ocorria nas caladas (em peculiar nas tardes de domingo). Os artigos, em ceifa, caíam em abóbora, aipim, batata, feijão, milho (verde), melancia... O disponível, em consumível, caía carregado (em dano dos agrários). Os infelizes, em custo e labor, incidiam subtraídos. O carro, em saque, regressava apinhado. O escárnio, em item surrupiado, caía em melhor sabor. A melancia, em anã, sucedia no reclamo... Os velhos, em abjurado ladrão, ajeitavam ajustada educação. O trapaceiro, em obra, convergia afugentado na marra. O cartucho, em munido de feijão, pólvora e sal, afluía em certeira detonação. O auferido, em crônica lesão, consentia alívio e saudação. A saída, em respeito ao bem alheio, curava imerecidas apropriações e incursões. “Quem ousa, acode no risco”.

Guido Lang
“Histórias das Colônias”

Crédito da imagem: http://blogdocarlossantos.com.br/

domingo, 29 de janeiro de 2017

O arrojo dos ladrões

Resultado de imagem para gasolina

O trabalhador, em colhedor de reflorestados matos, peregrinava em domínios e linhas. A acácia e eucalipto, em parceria com possuidores, viam-se arrasados no constante. A extração, em madeira de metro, calhava em “ganha pão”. O problema, em arrojo de ladrões, caía nos combustíveis. A reserva, em gasolina (de motosserras), assistia-se furtada em estações. A constante manobra, em inflamável, afluía em risco e tempo. O maquinário, em pesado, sobrevinha em evacuados tanques. O prejuízo, em “dor no bolso”, conduziu em reação. O chamarisco, em “inflamável adulterado” (acrescido de naftalina), apareceu deixado no ermo. Os ladrões, em outra obra, surrupiavam artigo. O acréscimo, em próprios motores, sobreveio em danificações e falhas maquinais. A procura, em oficina de reparos, revelou autoria. A avaria, em “laurel de distinção e instrução”, conduziu na cura. A ocasião, em descuido, cria ladrão. A verdade, em imprevista, desponta na acusação.

Guido Lang
“Histórias das Colônias”

Crédito da imagem: http://g1.globo.com/

sábado, 28 de janeiro de 2017

A diferença de idade

Resultado de imagem para cama bagunçada

O morador, em jovem, alegre e forte, envolveu-se na enviuvada senhora moça.  A consorte, em idade, poderia ter sido sua genitora. A diferença, em um quarto de século, achegou-se na senilidade. O convívio, em debaixo do igual teto, caiu nos bons anos. O tempo, em franca progressão, aguçou diferenças. A intimidade, em anseio e júbilo, sofreu abalos. O ente feminino, em acolhimentos, calhava na escassez. O masculino, em ativo maculo, percebia carência (aos quarenta). A senhora, em aferidos setenta, incidia na escassa vontade. O casório, em distração, padecia em inteirações. O esposo, em “egressões de surdina”, daria suas beliscadas. A companhia, em atraiçoada, afluía em reclamos e xingarias. A ausência, em filhos, avigorava empenho (em ocasional desunião e troca). A conversa, entre pessoais, incidia em lamentos. As pessoas, em diário das experiências, advêm em peculiares problemas. A alegria, em completa, advém em ilusão. O tempo, em escolhas, define acertos ou desacertos.

Guido Lang
“Histórias das Colônias”

Crédito da imagem: https://fearlessluisa.wordpress.com

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

O ambíguo começo

Resultado de imagem para alianças separar

Os apaixonados, em jovem idade, reuniram laços. A maturação, em escolhas, afluía em baixas vivências. A gravidez, em precoce, conduziu na união. O entendimento, em áureos tempos, originou três benzidos filhos. O tempo, em “debaixo do idêntico teto”, trouxe mútuas angústias e confusões. Os rebentos, em crescidos e formados, permitiram “separar alianças”. O casal, em três décadas de convivência, perdeu afeição e fascinação. O ajuizado, em feitios de amigos, dirigiu em “cada qual seguir seus rumos”. O contato, em sogra e sogra, nutriu-se “amigável e conversável”. A morte, em exata data, adveio no sogro. Os filhos, em netos do finado, mantiveram-se enlutados e presentes. O genro e pai, em alento e união (em difícil ocasião), acabou desconvidado. Os cunhados, em velório, externaram ensejo da “evasão do recinto”. O sujeito, em contexto, careceria de “pertencer ao clã”. O recurso, em “ensacar viola”, foi safar-se das ocorrências. O vocábulo, em cunhado, advém em ambíguo começo.

Guido Lang
“Histórias das Colônias”

Crédito da imagem: https://noisey.vice.com

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

As velhas origens

Resultado de imagem para casa rural

O ilustre, em ente folclórico, achou associação (em avançada idade). A mutação, em campo-cidade, caiu na alegria e direção. A usual casa e linha, em proveitos, ficaram na espera. O sujeito, em asilado (no teto da consorte), parecia “acima da carne seca”. A amolação, em solidão, sepultou careza. Os amigos, em contratantes e sócios, surgiram esquecidos. A ideia, em rejeite, caía no fito (em anistiar débitos). As dívidas, em mal pagante, pareciam na cadência do “Seu Nunca”. O convívio, em dois anos, aprontou brusca rescisão. As poupanças, em guardas, tinham sido corroídas. A mulher, em pobre atirado, optou no descarte. A saída, em “uma mão na frente e outra atrás”, versou em retornar às origens. Os encanecidos amigos, em momento, foram procurados e requisitados. A área e casa, em legado familiar, foram salvação (em excluir outro sem teto das favelas). Os achegados, em ajuda, deram donativo e trabalho (ao recomeço). O chão e mansão, em espólio (no interior), advêm em amparo e segurança.

Guido Lang
“Histórias das Colônias”

Crédito da imagem: http://mg.olx.com.br/

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

A amostra de respeito

Resultado de imagem para porta fechada

O intrometido jovem, em baile das colônias, inovou no anseio e arrojo. Os acanhados colonos, em dirigentes de eventos (festeiros), pareciam medrosos e pacatos. O incurso, em quarto privado (em espaço reservado às moças em adjacências do salão), calhou na bravura e instintivo. A requisição, em donzelas (para dança), adveio na forçosa intenção. O pardo, em visitador no recinto, disfarçou-se de atrevido e tolo. A conduta, em baque, acarretou em desacordo e reboliço. O dono, em reação na exibição, pegou elemento pelo cabelo. O arrastro, em amostra ao público, perpassou peças (da pista de dança, copa e arremesso porta afora). Os pessoais, em enxergado, exteriorizaram total inércia e silêncio. O humilhado, em baile de colônias, esvaneceu das paragens. O exemplo, em distintos abusados, serviu de advertência e escola. Os antigos, em obras de ordem e respeito, cunharam práticas na marra. Os adequados jeitos, em entidades comunitárias, advinham em preceito civilizado e sagrado.

Guido Lang
“Histórias das Colônias” 

Crédito da imagem: http://youregonnalovetomorrow.blogspot.com.br/

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

A aberração dos discursos

Resultado de imagem para agrotóxicos

O notabilizado cidadão, em capitalista das comunicações (locais), falou da precisão da agricultura orgânica/natural. A acidental reunião, entre pessoais e produtores, aconteceu no setor de entregas (da prestigiada cooperativa). O grupo, em encanecidos empreendedores, externou momentos de ponderação. Os casos pitorescos, em ensejo de descontrair ambiente, foram descritos (em gosto das circunstâncias). O fulano, em juízo, apregoou necessidade de abolir ou abrandar agrotóxicos. Os venenos, em artigos impróprios, precisariam restringir-se no emprego (das propriedades). As compartes, em dezena, ouviram no reservado. O curioso, em saída, caiu nas compras. O camarada, em itens, carrega pacote de herbicidas (em litros). A aplicação, em oportuno sítio, caía no ativo e funcional. O fato, em velha prática, reforça: O ouvinte, em esperteza, deve atendar às técnicas. As alocuções, em esplêndidas cantilenas, disfarçam tratos. As pessoas, em geral, falam das ciências e omitem os negócios.
Guido Lang
“Histórias das Colônias”

Crédito da imagem: http://portal21.com.br/

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

O impensável lance

Resultado de imagem para chifre

O pacato moço, em afável gente, instalou-se na morada da sogra/sogro. A ação, em flerte com filha, assistiu-se bem aceita. O labor, em assistente do domínio, caía em fecundo. O namoro, em bom tempo, fluía em carência de entraves. O casório, em contrato e filhos, surgia dispensável. A família, em certa época, alargou e melhorou abrigos. A propriedade, em belo negócio, requisitou adições. O construtor, em equipe de carpinteiro e pedreiro, despontou contratado. O conluiado, em material, precisou derribar varas (em mato de eucalipto). A falta, em escassa hora, conduziu no impensável. O pasmo, em antecipado regresso, acudiu no flagra. A companheira, em envolvimento com construtor, saiu enxovalhada do aposento. O traído, em bem mais velho, havia “levado guampa”. A relação, em conversa em outra hora, conduziu em rompimento. O cúmplice, em novo “namorido”, preencheu vazio. O fato diz: O conluiado, em ilusão, avalia conhecer associação. O peculiar lance, em visualizado, aponta natureza.

Guido Lang
“Histórias das Colônias”

Crédito da imagem: http://olhandopeloladoracional.blogspot.com.br/

domingo, 22 de janeiro de 2017

A última mensagem

Imagem relacionada

A cidadã, em usual docente (nas colônias), averiguou florescido câncer. A doença, em ação de meses, fulminou ativa essência. A expressão, em despedida e legado (imaterial), chamou singular atenção e comoção. A mensagem, em lavrada carta (lacrada), viu-se entregue. A amiga, em missão, auferiu guarda. A abertura, em momento anterior (ao fecho do esquife), caiu em apreciação e leitura. Os presentes, em imaginações pessoais, avaliaram conteúdo. O teor, em agradecimentos, conselhos e pedidos, acudiu em “preleção das letras”. Os presentes, em aferida centena, “adentraram no pranto”. A brandura, em solicitada melodia (ao coral comunitário), incidiu na inconsistência do cumprimento. A agonia, em extremada, “calou falas e ofuscou cantores”. A sugestão, em presente, versou na efetivação em salva de palmas. O conteúdo, em coroação, assistiu-se entregue à prole. O protótipo, em decência, guiará sucessão. A pessoa falece, contudo pode deixar magníficos exemplos e ideias.

Guido Lang
“Histórias das Colônias”

Crédito da imagem: http://hr.opusdei.org/

sábado, 21 de janeiro de 2017

A ousada cilada

Resultado de imagem para arapuca galinhas

A família, em interior da linha, incidia na habitual criação. As galinhas, em caipiras, circulavam livres nas paragens. A propriedade, em estreita e larga, conduzia na esporádica invasão. Os lotes, em vizinhos, recebiam incômodas visitas (em época de cultivo). As famílias, em usual nas colônias, acudiam em criações. A tolerância, em recíproca, fazia-se necessária no meio. O número, em certa ocasião, diminuiu deveras. As peças, em “toque de mágica”, sumiam no criatório. As provas, em cadáveres e penas (em obra de animais silvestres), acudiam na ausência. A família, em sobreaviso, ficou de reparo. O espanto, em impensável achada, ocorreu em arapuca. A vizinha, em cilada na moita, apanhava unidades (em provável carneação). A desconfiança, em circunvizinhança, foi indultada (contudo jamais esquecida). O episódio, em conversa (com reservados), andou alardeado aos ventos. Os choros, em mútuos, sucedem entre próximos. Alguns, em “cobiça de ticos”, perdem confiança e honra.

Guido Lang
“Histórias das Colônias”

Crédito da imagem: http://www.wikiaves.com/

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

A oportuna imputação

Resultado de imagem para canastra

O estranho, em convivência de armazém, contraiu ardor e fama. O vício, em baralho, cunhou histórias e parcerias. O carteado, em meio aos naturais, apontou afeição e distração. Os anciões, em certos partícipes e tardes, acordavam canastra. O tempo, em aposentados, completava absorvido (em consumo e conversa). Parcos comentários, em ínterim das partidas, ocorriam na concentração (em controle das cartas). O peregrino, em final de jogo, foi inquirido do resto de folhas. A resposta, em escárnio, incidia em ter resguardado “três cricris”. Os números, em sequência, eram dois, três e quatro. A declaração, em excêntrica, despontou em alcunha. Os camaradas, em alardeado, deram apelido de “Cricri”. A palavra, em folclórico ente, “transcorreu em escutados e paragens”. A designação, em nome, acabou ignorada. O codinome, em oportuna imputação, tornava-se corriqueiro. Numerosos, em vulgo, brotam notabilizados nos convívios. A pessoa, em exato episódio, institui apreço e conto.

Guido Lang
“Histórias das Colônias”

Crédito da imagem: http://mampituba.com.br/

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

O sinônimo de Deus

Resultado de imagem para Deus

O Todo-Poderoso, em livre árbitro, consente amplas possibilidades. Os humanos, em competências e obras, precisam empreender as ilimitadas expectativas. O vocábulo, em pessoal, acorre em ser afirmativo/positivo. Os moldes, em atos e fés, alistam: Busco cercar-me de pessoas atraentes? Quero formar estimada família? Aspiro acolher aptidão no ofício? Tento ser um aforado nas finanças? Avanço na ampla absorção das ciências? Participo da melhora dos atributos humanos? ... A palavra Deus, em prudência, sucede em constante “sim”. A pessoa, em mente, institui primazias. A ação, em percurso da existência, consiste em atuações (no rumo das efetivações dos sonhos). A vivência, em transcurso diário, convive em vasto palco de ensaios. A criatura, em epílogo, incide naquilo que acredita. A evolução espiritual, em espécie, versa na sublime missão. O ser, em unido da espécie, acrescenta elo. O “não”, em direção de impossível, precisa ser suprimido. O caráter, em nobreza, externa dimensão d’alma.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: http://www.esbocosdesermoes.com

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

O chute na bunda

Resultado de imagem para casa na cidade

O machão, em folia, conheceu ajuizada companhia. O amor, em inicial vista, excitou “ardor da carne”. Os olhares, em ocasião, procederam em bate-papo. O convívio, em escassa hora, completou em visita. A junção, em “panos”, afluiu em veteranos. “Os chinelos velhos, em pés tortos, serviram afinal no contento”. A mulher, em casa na cidade, convidou cidadão. As precisões, em trabalho urbano, acorreram na baixa requisição. A residência, em título da mulher, granjeou imediata melhora. O lavrador, em exasperada fadiga, ampliou e melhorou teto. O encanto, em exclusivo ano, seguiu arranjo financeiro. O dinheiro, em poupança, saiu consumido no ligeiro. O garanhão, em falta de grana e lavor, auferiu cartão vermelho. O “chute na bunda”, em despossuído, incidiu no convite. O retorno, em origens, foi paliativo. A linha, em outrora casa paterna, adveio na reinstalação. A pessoa, em encargo, calha no instantâneo rejeite. O fato descreve: “O amor, em falta de dinheiro, evade dos namorados”.

Guido Lang
“História do Cotidiano Urbano”

Crédito da imagem: http://www.pesquiseimovel.com/

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

A firme disposição

Imagem relacionada

O moço, em donzela, conheceu em acertado evento. O galanteio, em namoração, contraiu forma. A convivência, em finais de semanas, tornou-se corriqueira passagem. A intimidade, em parco tempo, conduziu na ingerência nos negócios. A fulana, em sabichona apurada e intensa, ansiou dar as rédeas do comando. Os interesses, em parceira, ansiaram em decidir nas ordens. Os pais, em instrução, instituíram recomendação. As rédeas, em famílias tradicionais, incidem nos papéis masculinos. O cônjuge, em calças (em “detrimento da saia”), acode nas avaliações. O bate-papo, em “cartas na mesa”, adveio no par. O sujeito, em “pulso firme”, aprontaria em “bater martelo”. A mulher, em bom conselho, calharia no privado. O namoro, em contrário, findaria acabado no ato. A tradição versa: “A ave, em pequena, talha-se as asas” (com razão de evitar fuga). O homem, em dirigido pela esposa, cai no abjeto crédito. O juízo, em melhor opinião, necessita prevalecer no ajuste familiar.

Guido Lang
“História das Colônias”

Crédito da imagem: http://www.pbsite.com.br/

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

A acobertada permuta

Resultado de imagem para peixe frito

O casal, em aparentados, acolheu usual solicitação. A visita, em alguma ocasião, deveria acontecer na casa. A achegada, em certa hora, incidiu na realização. A imprevista janta, em peixe frito, afluiu no disposto. A delicadeza, no parco tempo, despontou em dívida. Os hóspedes, em retribuição, discorreram em inúmeros ensejos. A obrigação, em prudente tempo, viu-se atendida no exigido. A experiência, em instrução, ensinou exemplo. A nova acolhida, em algum posterior, cairia na frivolidade. As casuais gentilezas, em acobertado comércio, acudiram na ideia dos parentes. O seguido, em novas visitas, caiu no difícil. A interação, em próximos, acontece em aleatória celebração. O fulano, em correspondências de débitos, nutre distância. As pessoas, em gastos e tempos, incidem nas hospedagens. A visita, em ocasionais, calha em exclusiva hora. O essencial, em episódios, sucede discorrido no ínterim de tempo. Os excessos, em familiaridades, transcursam em comentos e intrigas.

Guido Lang
“Histórias das Colônias”

Crédito da imagem: http://www.receitasanamaria.net/

O socorro ao santo

Resultado de imagem para milho

O cultivo, em milho, semelhava determinado ao malogro. A avaria, em associação, aprontaria marcada pela abdicação ao contrato. As galinhas caipiras, em esfomeadas em grãos, ciscavam no acirrado das sementes. O aturado solo, em ausência de lavração, cooperou na baixa germinação. O punhado, em dispersos pés, advinha no feitio de amarelado e miúdo. O patrão, em ajuda na parceria, buscou cooperar no desacertado. A aplicação, em ureia, ocorreu no camuflado. A umidade, em propícia ocasião, consentiu ingerência. O meeiro, na atuação, desconheceu atividade. O prático, em restringidas unidades, versou em diminuir prejuízos. Os escassos pés, em extenso espaço, recheavam parcial lacuna. A plantação, em acirrado acréscimo, semelhava ocupada no cereal. O santo, em abjeta atuação (no efeito da baixa fé e prece), auferiu adicional alento. A confiança, em efeitos de assistência, expandiu exposições e resultados. A abençoada mão, em senhor, ceva animal e fortifica planta.

Guido Lang
“Histórias das Colônias”

Crédito da imagem: https://www.ruralsoft.com.br

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

O violento curativo

Resultado de imagem para choque elétrico gado

O criador, em discreto da linha, acorria no dilema do domínio. O boi, em malhado na canga, caía no impróprio costume. O animal, em descuido do dono, investia no adereço dos cultivos. A vizinhança, em alarido, cobrava aclarações e avarias. Os estragos, no legítimo, incidiam em zanga e xingos. A invasão, em desleixo da cerca, via-se chamada. O improviso, em fim de contenção, calhava em gasto. O remédio, em emplastro, foi inventar lição. O choque, em eletricidade, viu-se aplicado. O arame farpado, em faixa clássica da saída, apreciou cilada. A junção de pólos, em oportuna espera, deu-se à cadência da evasão. A união, em fios, viu-se na extensão do pulo. O calejado roceiro, em largado, repetiu mania (na dor da fome). O criador, no baque, fechou corrente. O teor, em eletricidade, exagerou ação. O animal, em grito e pulo, esvaneceu da vida. O dono, em violento curativo, afluiu no dano. A burrice, em “dor no bolso”, enxovalhou consciência. As ciladas, no comum, recaem no próprio artífice.

Guido Lang
“Histórias das Colônias”

Crédito da imagem: http://www.cpt.com.br/

domingo, 8 de janeiro de 2017

O último centavo

Resultado de imagem para 1centavo

O rural, em carvoeiro e madeireiro, mantém ativos clientes e negócios. A compra e revenda, em matos de eucalipto, atende exigências de matéria-prima. A derrubada, em cortes (de metros e toras), advém na auto execução. A fabricação, em carvão, acontece no contínuo. O comércio, em decurso, ascende em atravessador (de clientes e plantadores). Os preços, na oferta e procura, calham na oscilação. Os ganhos, em épocas e ocasiões, verificam-se dissipados e exprimidos. O segredo, em custeio da própria mão de obra, verifica em “jogo de cintura”. A vida, no juízo dos negócios, formou sabedoria. A pessoa, no mundo das finanças, convive no impossível de auferir o último centavo. Os negócios, em consorciação, devem convencionar-se ao consenso das partes. O excessivo, em direitos e proveitos, conduz na exclusiva transação e evasão do cliente. O ardiloso, em situações, perde em ocasiões (no ensejo de manter freguês). O bom senso, em correto e justo, avigora analogias e negócios.

Guido Lang
“História das Colônias”

Crédito da imagem: http://www.sindimoc.org.br/

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

A discreta averiguação

Resultado de imagem para aipim plantação

O certo colono, em habitual amigo e vizinho (em parente distante), caía na respeitável lavoura. O aipim, na cultura de autoconsumo, advinha no assombro da propriedade. A planta, na boa distância, contrastava no conjunto da vegetação. O vizinho, em conduta simulada e horário controlado, buscou apurar obra e segredo. O sucesso, em algum capricho e diferencial, caía no zelo. O aferro, em terra nova (recém-desmatada), ocorria no acréscimo. O adubo, calcário e cisco (carvão) viam-se em ativo suprimento. A cópia, na fertilização, somou-se cedo na própria lavoura. Os agricultores, no camuflado, concorrem no êxito das criações e plantações. As observações, em comuns, acorrem na execução das tarefas. Alguns, no molde do esmero, estimulam distintos na obstinação. A curiosidade, em “Maria vai com as outras”, observa-se nas naturezas. O aparente assombro, em essência, aflui em ignorada aclaração. O sujeito, em vivências e vocações, externa teor das ciências.

Guido Lang
“Histórias das Colônias”

Crédito da imagem: http://www.infobibos.com/

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

A atípica variedade

Resultado de imagem para milho feio

O agregado, em plantador de milho (de forragem), acudia no descuido e economia. As plantas, em genéticas, precisavam da necessária ureia. O cereal, em aspecto amarelado e unidades miúdas, contrastava na paisagem. O diferencial, em boa distância, delineava negligência. O apuro, em falta de tempo, caía em argumento. O dono, em indireta, discorreu da especial visita. Os técnicos, em peritos da genética (gênese das sementes), teriam achegado ao domínio. O interesse, em arrumar atípica variedade, incidia no intento. O plantador, no baque, compreendeu escárnio. O plantio, em semelhança ao animal, requer afinados cuidados e tratos. A produção, em acidental (coleta), aflui na dificuldade e raridade. A agricultura, em intensiva/jardinagem, achegou-se no conjunto das colônias. A tecnologia, em adubos e genéticas, tornou-se imprescindível (na obtenção de artigos). As obras, em conjunto, refletem atuação e vocação do proprietário. “Ao bom entendedor, meia palavra basta”.

Guido Lang
“Histórias das Colônias”

Crédito da imagem: http://www.diariodopotengi.com/

Imagem meramente ilustrativa.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

O relativo ressarcimento

Resultado de imagem para cacho de banana

O colono, em dinheiro parado, deu ação na aplicação. Os adubos, em adquirido em granel, caíam na falta do ressarcimento. A saída, em inicial chance, afluiu no aproveitamento. A natureza, em “humores de São Pedro”, adentrou na atenção e extensão. Os fertilizantes, em adubo, calcário e ureia, atenderam quesitos da umidade. As cercanias, em pés de aipim, banana e milho, auxiliaram no avigoro do chão. A surpresa, em seio da tarefa, sucedeu em achado. O cacho, em banana, assistia-se incógnito na folhagem. A maturação, em ausência de venenos, acudia na alegria e bênção. A achada, em pequeno valor, caía em infame compensação. O fato diz: Os dividendos, em brotados, escorrem na extensão do capricho. A natureza, em fruto, bendiz no alcance do ânimo. A espera, em certa altura, faz-se forçosa e parece demorada. Os dividendos, em ceifa, multiplicam-se nas dezenas/centenas (no confrontado às cultivadas unidades). O afeiçoado, em natureza, capricha no detalhe e ofício.

Guido Lang
“Histórias das Colônias”

Crédito da imagem: http://www.lideragronomia.com.br/