quarta-feira, 29 de abril de 2020

A PEDAGOGIA RURAL


Guido Lang

O ancião, no tarimbado do massivo trabalho braçal, repassou o assimilado dos ancestrais. Este, no desfecho da vida produtiva, reuniu filhos e “enxertos” (genros e noras). A razão, no modelo dos antigos, foi ensinar as manhas da manutenção da propriedade. As arrumações, nos diversos afazeres, foram repassadas nas aulas práticas. As podas foram ensinadas nos detalhes do outono. A horta no cuidado da extração de chás e verdes. O jardim realimentado na diversidade de plantas. O apiário sobreveio no extermínio das formigas... A instrução, no empírico, visou criar o apego ao ambiente. Cada membro, na dimensão da habilidade e gosto, ganhou sensata incumbência. A velhice, no anterior a derradeira partida, obrigou a repassar tarefas. A pessoa, nalgum momento, obriga-se a “pendurar as chuteiras”. A escola, no exercício de mestre, instrui através do modelo e treinamento prático. Os rurais, nos filhos em ajudantes e serventes dos pais, criam e despertam o gosto pelas atividades primárias.

* Livro: Ciência dos Antigos

* Postagem: Júlio César Lang


* Crédito da imagem: http://southeastagnet.com/

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