quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Os segredos das moradas


Os colonos, na convivência da natureza, desenvolveram uma extensa astúcia e ciência. A ocorrência, nas propriedades, liga-se aos muitos aspectos das vivências. O artifício e lida, na edificação das casas, incluía destreza e princípio. A acertada escolha, no momento, sobreviria no resultado dos afazeres e condição de vida. A admiração e comento viam entre vizinhanças.
As residências, nos clássicos solares, foram instaladas nas encostas dos baixos cerros. A abundância, em água e radiação, incidia no gosto e negócio. A apropriada e fresca água torrente, na ingestão, caía na precisão e saúde. O sucesso, nas criações e irrigações (ocasionais dos jardins e hortas), dependia da abastança do fluido límpido.
A insolação, na inibição dos microrganismos e patologias, compreendia-se no delirante antídoto. Os animais domésticos, na farta exposição ao sol, ostentavam fácil ardor e incremento. Os irracionais, na rotação terrestre, acham-se ajustados no ciclo existencial. Os humanos, no encravado no compasso da natureza, auferem iguais acrescimentos e fortunas.
A morada, no incrustado da elevação, oferecia vantagem de ajeitar extenso porão. Os armazenamentos, no exemplo das ferramentas, sementes e tubérculos, adoram os recintos arejados e frescos. A ventilação, em função das brisas, adviria na pureza e qualidade do ar. As geadas, na probabilidade do cultivo de culturas tropicais, incidiam na mínima queima e rigor.
As eventuais moléstias, no despejo dos aguaceiros, poderiam facilmente ser evacuadas e lavadas. Os terrenos encharcados, no meio das criações e plantações, sobrevêm no impróprio dos cheiros e putrefações. Os animais e humanos, na época das precipitações, poderiam circular com facilidade pelas encostas e pátios escorridos.
A visão panorâmica, na observância da circulação, advinha no ingrediente das curiosidades e satisfações. Um fácil e rápido acesso, no trajeto da estrada geral e caminho da roça, mantinham-se igualmente outra figura e inquietação. Os arvoredos, no adereço do povoado, incidiam no habitual descampado e potreiro. Os olhares estendiam-se pelos dias.
Os coloniais, dentro das condições de escolha, avaliavam maior consideração de benefícios. As famílias, no usual, edificavam uma exclusiva e única residência. Os acertos deveriam incidir na maior cômputo. O agradável e belo ambiente, na magnitude e orgulho rural, sobrevinha em sinônimo de bem estar, felicidade existencial e sucesso profissional.
A calmaria e qualidade, na pacata existência, cultivam enigmas e manhas. As conversas informais, nos espaços das convivências, tratavam de ensinar e postergar ciências. Certas obras, nos vestígios dos materiais, subsistem aos tempos. As habitações, no implícito das ponderações, espelham apreços e aspirações dos habitantes.


(Guido Lang, Fragmentos da História Colonial, Ano de 2015).

Crédito da imagem: http://marusasaki.blogspot.com.br//2011/01/conheca-joinville-regiao-de-estrada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário